domingo, 5 de agosto de 2012

Semana Mundial Da Amamentação

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada, todos os anos, entre os dias 1 e 7 de Agosto, com o objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.


Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno comemora 20 anos com o tema : “Compreendendo o Passado - Planejando o Futuro".

O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer, aos recém-nascidos, os nutrientes de que necessitam. A Unicef recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.
No caso do colostro (tipo de leite mais grosso e de cor amarelada produzido ao final da gestação), a recomendação é que ele seja fornecido ao recém-nascido até uma hora após o parto.

Dados da organização indicam que a malnutrição responde, direta ou indiretamente, por praticamente uma em cada três mortes entre crianças menores de 5 anos, sendo que mais de dois terços delas são associadas a práticas inapropriadas de alimentação e ocorrem no primeiro ano de vida da criança.

“Nutrição e carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida. Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno. Ainda assim, menos de um em cada três bebês é exclusivamente amamentado durante os (primeiros) seis meses de vida”, informou a OMS.

Fonte: Portal da Saúde, Jornal do Brasil - 5 de Agosto


Parabéns às novas mamães que tiveram o prazer de poder amamentar os seus filhos justamente nessa semana tão importante para quem, como eu, levanta a bandeira da Amamentação!

E, não resisti, e resolvi dividir com vocês uma sátira que encontrei, pesquisando na net, sobre algumas coisinhas que não costumam falar sobre a hora de amamentar :



Daqui a 2 meses eu volto aqui, neste mesmo marcador, e conto a minha própria experiência de amamentação. (Não vejo a hora!!!)

Beijos à todos e Bom Domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário