domingo, 5 de agosto de 2012

Insônia na Gravidez

Como eu havia prometido em um post anterior, vim hoje falat sobre a danada insônia que afeta muitas mulheres durante a gravidez.
Eu, essa semana, sofri muito com isso. Acordava as 6hs da manhã, geralmente para ir ao banheiro fazer  xixi e quem disse que o sono voltava...
Isso foi durante alguns bons dias.....
Hoje, graças a Deus, o sono voltou a reinar na minha cama e consegui dormir um moooooooonte.
Mas estive pesquisando sobre o assunto, para ver se a insônia é coisa da minha cabeça, ou se é realmente comum na gravidez.



O que provoca as insônias Sabemos que as causas principais para que qualquer pessoa sofra de insônias são o stress, a ansiedade, o excesso de cafeína, o álcool e o tabaco.
Contudo, é suposto que a grávida não beba álcool, não fume e não ingira bebidas com cafeína.
Nesse caso, vou citar alguns pontos próprios da gravidez que afectam o nosso belo sono:

- O aumento do tamanho do bebê
  Com o crescimento do bebê e aumento do abdomen, a grávida pode não encontrar facilmente uma posição cômoda para dormir. Se dormia de costas ou de barriga para cima, passar a deitar-se de lado pode influenciar o seu sono. Para além da posição, o incremento de urina e a pressão que o útero exerce sobre a bexiga fazem com que a grávida tenha de interromper o seu sono várias vezes para ir ào banheiro. É também habitual que a grávida sinta mais dificuldade em respirar porque o aumento do útero empurra e pressiona o diafragma.

- Dores na coluna e cãibras
O peso adicional do bebê e a posição que a mulher adota para melhor se equilibrar - alterando assim o seu centro de gravidade - fazem com que possa sentir dores nas costas e as pernas com sensação de peso. Geralmente sente também cãibras.

- Obstipação e acidez
A pressão exercida pelo útero sobre o estômago e sobre o intestino grosso podem fazer com que as digestões se tornem mais lentas e que o conteúdo do estômago ascenda ao esôfago provocando azia, o que causa mal-estar na mulher não lhe permitindo descansar convenientemente. A obstipação também causa mal-estar.

- Os pontapés do bebê
  Com o crescimento, o bebê vai ficando com menos espaço, assim, quando a mãe se encontra deitada, ele aproveita para se poder movimentar. Quando a mãe se encontra a dormir, estes movimentos do bebê, muitas vezes, vêm perturbar o seu sono.

- Os medos
À medida que vai se aproximando o fim da gravidez, a ansiedade e os medos do parto criam uma tensão que, também ela, provoca insônias. Questões como: "serei uma boa mãe?", "o meu filho nascerá saudável?", "será que vou saber a altura certa em que terei de ir para a maternidade", "será que o meu parto vai correr bem?", fazem com que muitas futuras mães passem noites em claro.

Fonte: Família Sapo - Guia de Pais

No meu caso, eu acredito que a insônia seja mesmo de ansiedade. Porque os dias mais afetados essa semana foram 2ª e 3ª-feira, quando fui fazer a ecografia e, confesso sim, que estava bastante ansiosa em ver o Kaike e saber que estava tudo bem com ele.
Mas claro que a comida pesada também ajuda, pois eu costumo jantar a noite, já que o Henrique está em casa e é quando geralmente fazemos um jantarzinho.

Outra coisa que levo em conssideração é que eu ando muito a pé, estou sempre caminhando (e muuuuito), e só me dou conta quando chego em casa super cansada.
Sexta-feira, por exemplo fiz mais uma tarde de turismo com a família da minha amiga Tefi, e passeamos bastante aqui por Belém, que é onde moro, e é uma zona extremamente turística de Lisboa. Onde tem os Pastéis de Belém, a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos... etc.
Foi uma tarde maravilhosa de imensa cultura onde relembramos toda a história de como os Portugueses descobriram o Brasil, estávamos justamente no lugar de onde eles saíram para a descoberta. Momentos emocionantes.
E o Kaike firme e forte com a mamãe dele, passeando e aprendendo....


Um ótimo domingão à todos!
Beijos e até a próxima.

5 comentários:

  1. pois é, Pri... a gente fica mesmo assim... e vai piorando a medida que o parto vai se aproximando...
    mas depois que eles nascem, ai sim a gente não dorme mais... hehehe... e olha que a Nina é muuuito tranquila...
    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Bibi, eu acredito q depois a gte não dorme mais mas também por ficar admirando os nossos pequenos né...... rsrs.
      Que bom que a Nina é tranquila, ela tem mesmo uma carinha boa....
      É uma fofa! Está cada dia mais linda!!! Sempre vejo as fotos no seu blog.
      Adoro bebê carequinha!!!
      Beijão e ótima semana pra vcs

      Excluir
  2. Prii, tudo bem? Eu passo por isso quase todas as noites, é um inferno! rsrsrs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud!!
      É horrivel né, eu imagino pior ainda pra vc que tem que acordar cedo para trabalhar...o dia deve se tornar bem cansativo!!
      Pq eu passo o dia todo me arrastando qd tenho insônia a noite....
      beijosss

      Excluir
    2. Nem me fala, tem noites que dá vontade de chorar, o tempo vai passando e eu pensando que to perdendo minutos valiosos de sono

      Excluir