segunda-feira, 25 de junho de 2012

Amamentação Reforça a Flora Intestinal dos Bebês

Todo mundo sabe que o leite materno é o mais nutritivo para os recém-nascidos e o mais indicado, além  de ser importantíssimo para a hidratação e o crescimento saudável da criança.

Eu sou completamente a favor do Leite Materno! Apóio com todas as minhas forças!
Mesmo se a mãe não consiga dar o peito para o bebê, existem várias maneiras para fazer a retiragem do leite para que a mãe possa amamentar a criança no copinho ou até mesmo na mamadeira, com o leite materno.
O Ministério da Saúde afirma que o leite materno pode ser guardado com segurança na geladeira por até 24hs após a coleta, e por até 15 dias no freezer.
O leite retirado do peito até pode ser conservado fora da geladeira mas deverá ser consumido em até 8hs (no máximo) após a coleta.

A amamentação reforça a Flora Intestinal dos bebês!

O aleitamento materno está associado com um intestino infantil saudável e mais resistente a micróbios.
Bebês que se alimentam só de leite materno têm o desenvolvimento intestinal mais saudável do que
os que se alimentam também com papinhas, ou de qualquer outra forma até os 3 meses de vida.
Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Texas A&M, dos Estados Unidos, divulgado na revista “Genome Biology”.
A pesquisa mostra que há diferenças na colonização bacteriana no intestino de bebês, que estão ou não amamentando, que levam a mudanças na expressão dos genes envolvidos no sistema imunológico e na defesa contra doenças.
 
A diversidade de micróbios que colonizam o intestino pode ser especialmente importante na regulação do desenvolvimento tanto intestinal quanto imune das crianças.
Isto porque o intestino humano é revestido por células que processa os nutrientes e fornece a primeira linha de defesa contra microorganismos que podem causar alergias e problemas intestinais.

Neste estudo, os autores fizeram análises comparativas dos intestinos de bebês de 3 meses que se alimentavam exclusivamente de leite materno ou lactentes alimentados também com papinhas, e relacionaram o hábito com micróbios instalados em seus intestinos.
Os resultados mostraram que os bebês amamentados tinham uma gama mais ampla de micróbios em seus intestinos do que os bebês alimentados com papinha, mas que seus sistemas imunológicos conseguiam lidar melhor com elas.
"Nossas descobertas sugerem que o leite materno promove a interferência benéfica entre o sistema imunológico e a população microbiana no intestino, e mantém a estabilidade intestinal", afirma Robert Chapkin, autor do estudo.






 

3 comentários:

  1. Amiga tbm estou contigo, sempre fui à favor do aleitamento materno,morro de medo de que meu seio não faça bico ou de ter dificuldade em produzir leite!!!Por isso já estou preparando meu seio! Faço esfoliação com a buchinha!Uma bjka amiga!!! Uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Mah, eu tb preparo horroooores os meus, e meu bico é bem saltado, até me assusta um pouco rsrs....
      tomara né amiga q a gte consiga amamentar nossos pequenos durante mtos meses....
      Beijão

      Excluir
  2. Queridas nao precisa de bico no peito. O bebe nao mama no bico ele abocanha, deve abocanhar a aureola. Sol é a melhor preparação e no começo ate acertar a pega doi um pouco. Mas não desistam!

    ResponderExcluir