domingo, 10 de junho de 2012

A Escolha do Hospital

Agora que faltam pouco menos de 4 meses para o nascimento do Kaike, as preocupações param um pouco de ser apenas com alimentação, ferro, ácido fólico...
Ando um pouco mais focada na preparação para a chegada dele, ou seja, para o dia do parto.
Exercícios e o controle da respiração são fundamentais, mas isso é assunto para um próximo post.

Hoje quero falar da nossa escolha pelo Hospital, pela maternidade que teremos os nosso filhotes.
É de extrema importância conhecermos a maternidade antes do dia do parto, para nos sentirmos seguras e saber o que vão fazer com os nossos bebês e com a gente também.


Estou acompanhando o site da Renata Olah, ela é Doula Fisioterapeuta e entende tuuuuuuudo de partos humanizados e é totalmente a favor do parto natural.
Super recomendo que as mamães e futuras mamães acompanhem também o site dela que é ótimo, total informativo!
Ela publicou um post sobre a escolha do Hospital e achei muito interessante, por isso vou passar para vocês algumas informações e dicas importantes que ela deu sobre essa escolha.


1. Verificar se pode ter acompanhante durante o TP, parto e no pós!

Pai não é visita e ter acompanhante é um direito garantido por LEI! E a mulher amparada emocionalmente consegue relaxar, se sentir segura e o parto se torna mais bacana!
Pergunte também se é cobrada alguma taxa.... se sim, saiba que isso é ILEGAL!! E você pode acionar o Procon e outros órgãos competentes.

2. Além do pai (ou acompanhante de escolha), a mãe pode ter uma doula?

Se sim, quais os procedimentos burocráticos para liberar a sua entrada?

3. Perguntar quais os procedimentos de rotina realizados na mãe.
Muitos procedimentos só atrapalham a evolução normal do trabalho de parto e nascimento.

A mãe é mantida em jejum?? Sem energia a mãe não consegue se manter ativa, e bem-disposta! E o bebê também sente se a mãe estiver bem alimentada e hidratada!!

Fazem lavagem ou raspam pelos pubianos?? Isso é totalmente desnecessário e convenhamos que um tanto constrangedor.

É usado soro para induzir e acelerar o parto?? Se o seu parto estiver evoluindo normalmente não tem porque acelerar o processo. Cada mulher tem seu ritmo, seu tempo, e isso deve ser respeitado. Até porque se o colo do útero não estiver favorável, o soro nem vai funcionar!!! Ou seja, a mulher sentirá mais dor que o normal, mas dilatar que é bom, nada...

A mãe fica restrita ao leito ou tem liberdade para se movimentar?? O movimento auxilia muito a descida do bebê, a evolução da dilatação e no alívio da dor!!

A mãe tem acesso a recursos não farmacológicos para alívio da dor?? Chuveiro, banheira, massagem, uso da bola de fisioterapia. música, velas aromáticas....enfim.... tudo que possa ajudar a mulher a relaxar e aliviar a dor é muito importante!! E é sempre bom saber o que o hospital possui e o que permite levar/usar.

A analgesia é dada sempre ou posso optar por não ter? Nem sempre a analgesia é boa, se aplicada precocemente pode retardar o processo todo, e a mullher acabar numa cesárea sem a menor necessidade!

Se eu for submetida à uma cesárea, vou poder ver meu bebê nascer (rebaixarão os campos à minha frente)? Ele será tirado de dentro de mim com calma e bem devagar, com todo o respeito? O cordão será cortado alguns minutos depois do nascimento? Serei desamarrada para poder segurá~lo e amamentá-lo, enquanto terminam de fazer a sutura?

4. Perguntar quais os procedimentos de rotina realizados no bebê...
Muitos são feitos precocemente e só atrapalham o primeiro contatp mãe-bebê!

O pai pode acompanhar os cuidados com o bebê?? Nada melhor do que o papai para acompanhar e tirar muitas fotos!!!

Aspiram os bebês??? Se o bebê nasceu de parto normal e chorou bem, os fluídos pulmonares saíram... restando apenas um pouquinho do nariz que são facilmente retirados. Não há a necessidade de submetê-lo a um procedimento tão invasivo e desagradável como a aspiração.

O bebê nasce e vem direto pro meu colo?? Isso é MUITO importante para o estabelecimento da amamentação. É na primeira hora que a mãe e o bebê produzem hormônios responsáveis pela amamentação e vínculo!!!!!

Posso optar pela vitamina K oral ao invés da injetável??? A vitamina K é muito importante para prevenir hemorragias no bebê. A maioria dos hospitais dá injetável, mas os pais têm a opção de dar 3 doses orais ao bebê, se preferirem.

As vacinas são obrigatórias?? Muitos pais optam em dar somente algumas ou não dar. Assim como a vitamina K, vai da cabeça dos pais verem a necessidade. Verificar se o hospital é amigo da criança e se tem alojamento conjunto....pois ter o bebê sempre junto se você é importante para o estabelecimento do vínculo e sucesso na amamentação.

O hospital incentiva o uso de chupetas, mamadeiras, leite artificiais?? Se sim, é um hospital inimigo da amamentação!!!

O hospital disponibiliza o teste do pezinho???

5. Verificar a rotina pós-parto...

Quanto tempo ficarei na sala de recuperação??

Quanto tempo você e o bebê ficarão no hospital??

Depois de quanto tempo pós-parto poderei me levantar, tomar banho e me alimentar?

A equipe de enfermagem ficará a disposição?? Me ajudarão nos primeiros cuidados com o bebê e orientarão para a amamentação??

Quais os horários de visita? Quantas pessoas por vez podem me visitar?? Tenho a opção de não querer receber visitas? Se eu tiver filhos menores de 12 anos, eles podem me visitar? O Pai é considerado visita ou tem acesso livre à mim e ao bebê???


Muitos créditos à Renata Olah por suas dicas maravilhosas!!!

Achei interessante publicar essas informações porque muitas mamães não sabem os seus direitos no dia do parto, e o que podem ou não exigir!!
Muitas coisas eu admito que não sabia, como essa de aspirar os bebês...nem fazia idéia disso.

Tenho duas amigas que ganharam seus filhotes nesse hospital que pretendo ter o Kai, é muito perto da minha casa, o que facilita as coisas no dia do nascimento. As duas gostaram e não tem o que reclamar, da equipa e todo atendimento.
Só que é um Hospital Público, onde ficarei no quarto com mais algumas mães. Mas é considerado a melhor maternidade de Lisboa, e muitas clínicas particulares, quando acontece algum erro grave no parto, transferem as mãe para esse Hospital. Então, por essas e outras, acabo me sentindo segura com relação ao mesmo.

Mas quero ir sim com o Henrique fazer uma visita pessoalmente e conhecer o trabalho da equipe. E também poder tirar algumas das minhas dúvidas (vou levar minha agendinha com todas as perguntas anotadas para não esquecer de nada), como por exemplo, eu gostaria muito que fosse o Henrique a dar o primeiro banho no Kai, que ele participe ao máximo de todos os momentos que eu não poderei participar, para não deixar nosso pequeno em nenhum momento sozinho sem a nossa presença.

Sei que muitas coisas que eu acho o máximo não poderei escolher nem exigir pelo fato de estar em um Hospital Público, como música relaxante, velas, banheira para diminuir a dor das contrações, mas como tenho tudo isso em casa vou é me prepara antes de correr para a maternidade.

E outra, minha mãe e minha sogra virão pra cá para ficar conosco e acompanhar todos os momentos do nascimento do Kaike, não acho justo que elas tenham direito a visitas de apenas 2hs, quero conversar com eles e saber se tem excessões para familiares próximos.

Por isso é importante irmos com bastante antecedência ver o que pode ou não ser feito no dia.
Senão tem outro hospital Público que também é muito bom e muito bem recomendado por uma outra amiga nossa que teve o seu bebê fofo lá e adorou tudo!!
Só que esse é bem mais longe aqui de casa.... Mas se estiver mais dentro dos meus padrões e das minhas expectativas vamos ter que nos deslocar até ele.

Até porque depois que a bolsa estoura tem muuuuuito tempo até o bebê nascer.
Mas como citei no início deste post quando falei dos exercícios de preparação para o parto, esse assunto do que fazer depois que a bolsa estourar e as contrações, serão assuntos que irei falar com muito carinho mas em outro post...

Boa escolha à todas mamães!!
E que, seja qual for a maternidade escolhida, que nós e os nossos bebês tenhamos o melhor atendimento e dedicação da equipe escolhida.







4 comentários:

  1. Oi, Priscila. Gostei muito das informações que vc postou. Amanhã vou visitar a maternidade em que vou ganhar a MAísa e já anotei várias perguntas!
    Um bjo e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Lívia!!
    Obrigada, eu achei super interessante para tirarmos nossas dúvidas, mta coisa eu nem sabia que podíamos exigir e agora qd eu for visitar a maternidade aqui já sei todas as perguntas q devo fazer.
    Parabéns pela Maísa! Adorei o nome!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pri, essas informações são super importantes e necessárias, e tem muitas mulheres que não sabem de seu direito e na hora do parto ficam muito inseguras e cm medo do desconhecido!!!Parabéns, amei o post!!!Bjkas e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ma!!
    Postei justamente por isso, para informar as mamães de todos os nossos direitos no dia do parto!!!
    Beijão e boa semana p vcs tbm!!

    ResponderExcluir