sábado, 16 de junho de 2012

Grávida de Gêmeos


Esse post eu fiz especialmente e particularmente para homenagear a minha grande amiga, de muuuuuuuuuitos anos, uma pessoa muito especial, que está esperando seus babys iguaizinhos rsrs, Grasi Ramos!
Gra, andei pesquisando sobre gravidez de gêmeos e achei coisas interessantíssimas, e não achei forma melhor de te mostrar e falar de tudo senão aqui pelo blog.

Eu, quando descobri que estava grávida só conseguia chorar de emoção junto com o Henrique, não sabíamos se ríamos ou chorávamos, foi um momento lindo, mágico...
Depois veio a 1ª ecografia, quando vimos nosso bebê pela 1ª vez.... mais choro e emoção.

Agora vocês imaginem toda essa emoção em dobro.... imaginem os papais quando estão esperando gêmeos indo pela 1ª vez fazer a ecografia e descobrem que são 2!!!!
É uma verdadeira benção ser escolhida para gerar mais de um bebê na mesma gestação.
E milhares de mulheres no mundo todo desejaram em algum momento da vida ficar grávida de gêmeos, e você recebeu este prêmio de Deus. PARABÉNS GRA!!! Vocês merecem!!!!


Na espécie humana, a ocorrência de gêmeos se dá numa freqüência aproximada de 1 caso para 90 partos (e você foi a felizarda amiga). E desses podemos afirmar que cerca de 25% são de gêmeos verdadeiros (Univitelinos), e cerca de 75% de falsos gêmeos (Bivitelinos).


Gêmeos Bivitelinos:

Também chamados de falsos gêmeos, gêmeos dizigóticos ou gêmeos fraternos.


São aqueles que são gerados no mesmo útero ao mesmo tempo, mas decorrem de óvulos distintos, cada um deles fecundado por um espermatozóide diferente, ou seja, a mulher teve duas ovulações no mesmo ciclo.

São os casos mais comuns, 2/3 das gestações gemelares.
Os bebês podem ou não ter o mesmo sexo.
Obrigatoriamente eles terão placentas separadas.

Dois fatores aumentam as chances de a mulher ter gêmeos Bivitelinos: se a avó também tiver tido gêmeos Bivitelinos (fator genética) ou se tiver entre os 30 e 39 anos de idade.

Os gêmeos bivitelinos não são mais do que dois irmãos comuns, como numa irmandade qualquer, com a única particularidade de terem sido formados ao mesmo tempo.


Gêmeos Univitelinos:

Também conhecidos como gêmeos verdadeiros, gêmeos monozigóticos ou gemêos idênticos.


Os gêmeos univitelinos são formados quando um único óvulo, fecundado por um único espermatozóide sofre posteriormente uma divisão.
Se esta divisão ocorrer no 5º dia após a fecundação, cada feto terá placenta próprio.
Se a divisão ocorrer entre o 5º e o 7º terão apenas uma placenta, mas sacos amnióticos distintos
E se a divisão ocorrer após o 8º dia eles terão uma única placenta e saco amniótico.

Eles terão o mesmo sexo, a mesma carga genética, mas podem ter leve diferença na cor dos cabelos ou formato do rosto, provavelmente tenham marcas de nascimento distintas.

Cerca de 1/3 dos gêmeos é univitelino.
Eles podem ou não compartilhar a placenta, cerca de 10 a 15% dos gêmeos idênticos não compartilham a placenta.

A formação de gêmeos univitelinos ainda é um mistério para medicina, pouco se sabe sobre o motivo do óvulo fecundado se dividir. Mas não há indícios de fator genético envolvido na formação dos gêmeos univitelinos, que ocorrem por mera sorte, sem qualquer influência de antecedentes familiares ou tratamentos de fertilidade


A gestação de gêmeos requer cuidados especiais?

Cuidados, preocupações e alegrias são proporcionais ao número de bebês.
Como conseqüência, os cuidados com a gestante que vai ter gêmeos têm de ser maiores, porque as modificações em seu organismo são diferentes do que as que ocorrem numa gestação única.

Quando se está grávida de 2 bebêzinhos, o volume do útero e do sangue aumenta quase o dobro e, em termos de nutrição, as necessidades serão muito maiores. Além disso, a grávida de gêmeos corre maior risco de apresentar hipertensão, diabetes e parto prematuro.
Conseqüentemente, as visitas ao obstetra assim como os exames ultra-sonográficos precisam ser mais freqüentes.

Agora, falando dos bebês, como já dissemos, as complicações estão mais relacionadas ao número de placentas.
Gêmeos idênticos com uma única placenta são mais vulneráveis do que os que possuem placentas independentes e do que os não-idênticos.
Os cuidados que se tem em uma gravidez de 1 só bebê também devem ser tomados na gravidez de 2 ou mais, porém mais intensamente.

A grávida de gêmeos, faz mais ultra-sons para averiguar o crescimento dos fetos, a quantidade de líquido e as condições em que se encontra cada um deles, porque do bem-estar de um pode depender o bem-estar do outro.
A rotina de ultra-sons normalmente deve se iniciar por volta da 7ª semana, para firmar o diagnostico de gravidez gemelar.
Na 12° semana é feita a translucência nucal, um ultra-som que revela também quantas placentas existem.
A seguir, os exames de ultra-som são repetidos mais ou menos uma vez por mês para quem tem duas placentas e, eventualmente, num intervalo menor de tempo quando a placenta é só uma.

Tendo todos os cuidados necessários, é possível sim que a gravidez de gêmeos seja absolutamente normal e muito bem aproveitada.


Qual é o tipo de parto mais indicado para a mulher grávida de gêmeos?

A maioria dos partos de gêmeos é feito por cesariana.
Claro que o parto normal é possível dependendo da posição em que estejam os bebês.
O ideal é que os dois estejam de cabeça para baixo, o que acontece em 40% dos casos.
Nos outros 40%, o número 1 está de cabeça para baixo e o número 2, numa posição diferente. Isso dificulta a realização do parto normal, mas mesmo assim ele pode ser feito porque existem algumas manobras que facilitam o nascimento do segundo bebê.
Quando nenhum dos dois está com a cabeça para baixo, a cesárea é o procedimento indicado.

Por isso a alimentação, os exercícios físicos e de respiração são mais do que fundamentais na gestação de gêmeos, para que a mãe adquira uma boa forma física e ainda consiga optar pelo parto natural.


AMAMENTAÇÃO DOS GÊMEOS:

Amamentar um único bebê já não é das tarefas mais simples, amamentar múltiplos então é uma tarefa bem mais complicada. Mas tenha calma, a natureza é sábia e se mandou dois bebês ao mesmo tempo, é porque a mamãe pode dar conta. Com jeitinho, tudo é possível.

A maioria das mães tem leite suficiente para amamentar dois bebês ao mesmo tempo.
As dificuldades aparecem na hora de organizar a hora das mamadas e encontrar as posições corretas.
O ideal é que a mãe amamente um bebê enquanto o outro dorme, ou pode amamentar os dois juntos, colocando um em cada mama. Quando os bebês mamam ao mesmo tempo, a tendência é que tenham os mesmos horários para comer e dormir, facilitando a rotina da mãe.

Evite designar um seio para cada bebê. Ao contrário, troque o peito eventualmente a cada mamada, fazendo com que eles mamem dos dois lados.
O grande desafio é acomodar os bebês em uma posição confortável para mamar ao mesmo tempo, mas quem já amamentou gêmeos garante que é absolutamente possível.

Um dos modos é colocar os babys com os corpinhos e as perninhas debaixo dos braços da mãe, na posição invertida. Almofadas e travesseiros ajudam bastante.
No início amamentar os dois ao mesmo tempo pode deixar a mãe insegura, então o melhor é dar de amamentar um de cada vez, mas à medida que os bebês vão crescendo, fica mais fácil dar de mamar simultaneamente.

Observe dicas de posições para amamentar seus dois bebês:




Para uma boa gestação de gêmeos, a mulher deve ter uma alimentação balanceada, com nutrientes e vitaminas adequados para o desenvolvimento das crianças.
Normalmente as grávidas de gêmeos ganham entre 15 e 20 quilos durante a gestação, embora os fetos sejam menores que uma gravidez normal, crescem na mesma velocidade.


Fonte: Blog Diário De Tentante, Gravidez de Gêmeos, Guia do Bebê, Blogamos


Bom, assunto para uma gravidez de gêmeos é o que não falta.
E acredito que todas as mamães que esperam mais de um bebezinho tem imensas dúvidas sobre cada sensação sentida nesse momento duplamente mágico.


Amiga Grasi, só tenho que te desejar muita paz nesse momento, saúde, tranquilidade, que você tenha uma gravidez abençoada, cheia de luz e de momentos maravilhosos!
A tua gravidez é muito especial amiga, você foi escolhida para gerar duas vidas dentro de si, isso é obra de Deus e uma prova de que você também é uma pessoa especial e que está preparada para realizar e viver esse sonho.
Desejo que você consiga ter uma alimentação adequada, uma excelente preparação para um parto natural, com a ajuda dos exercícios e respiração. E que tenha um bom acompanhamento médico, tirando sempre todas as tuas dúvidas e fazendo direitinho todos os exames necessários.
E no que eu puder ajudar e aconselhar, estarei sempre disponível.
Se quiser que eu comente sobre algum assunto que te coloque em dúvidas, faço um post especial para vocês.
Cuida bem dos meus sobrinhos e que você e o João sejam ainda mais felizes com a chegada desses dois anjinhos que Deus enviou para o casal.
Beijos, Pri e Kaike






8 comentários:

  1. Eu acho muuuito fofo ver gêmeos, mas ter gêmeos, eu acho que deve ser bem complicado. Claro que se eu tivesse, ia amar muito, me desdobrar. Mas só de saber quanto trabalho já se tem com um, fico imaginando com dois... ainda mais longe da família, de todos...
    Mas são muito fofos! Lindos!

    ResponderExcluir
  2. é verdade Bibi, eu tb acho maravilhoso e uma benção mesmo! Mas que dá trabalho dá...mas se Deus traz esse presente para uma mãe é pq essa mãe tem total potencial para se desdobrar e ser muuuuuito feliz com seus filhotes!!!
    E longe da familia é complicado mesmo, eu já vejo por mim que espero apenas 1 e minha mãe e sogra vem p nascimento dele me ajudar.... mas ano que vem pretendemos voltar p Brasil e ficar mais pertinho das nossas familias p poder criar o Kaike perto deles....
    O bom daqui é que as coisas são mto mais baratas e faceis de conquistar, o q para 2 bebes acaba sendo mais vantajoso, para poder dar de tudo para eles né.

    Beijão p vc e a Nina

    ResponderExcluir
  3. Sou Regina artesã FAÇO E VENDO ROUPINHAS PARA BEBÊ EM CROCHE entre outros trabalhos em croche, adoro fazer roupinhas acessorios em croche para ele.
    Tenho meu blog onde gosto de publicar no meu site meus trabalhinhos em croche amo criar para bebezinhos queria convidar para conhecer e qualquer interesse nas minhas roupinhas em croche entre em contato.
    Sou mamãe tambem tenho um bebezinho de 2 aninhos o Lucas, que é minha minha razao de viver hoje em dia. Sou formada na faculdade de secretariado executivo, mas larguei todo meu trabalho para me dedicar ao papel de mãe 100%, tambem porque ele é meu primeiro filhinho.
    No meu blog poderas tambem ver ele usando as roupinhas varias que ja fiz e faço para ele, amo criar pecinhas em croche para o meu bebezinho o Lucas
    Regina
    http://www.reginapaixaoporartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina!
      Obrigada pela visita aqui no nosso cantinho!!
      Pode deixar que vou dar uma olhada sim no seu blog!!
      Adoro crochê, acho lindooo!!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Para a Grasi: Ter filhos gemeos é bênção multiplicada!! Nunca reclame, nem por um minuto!
    Fiquei gravida ano passado e tinha medo q fossem gêmos, já q meu marido é gêmeo. Imaginava a correria..
    Tive a Livia em julho. Ela nasceu lindona e forte. mas faleceu 7 dias depois devido a cardiopatia congenita.
    Agora é claro q minha posição mudou radicalmente. Filho é graça de Deus!! Ficarei muuuito feliz se tiver gêmos na proxima! bj, Luciana.
    QUE DEUS TE ABENÇOE COM CHORO BEM ALOTO DE CRIANÇAS SAUDAVEIS!

    ResponderExcluir
  5. estou gravida de gemeos identicos estou de 2 meses e adorei a materia

    ResponderExcluir
  6. eu estou gravida de 2 meninos, bivitelinos :))

    ResponderExcluir
  7. estou grávida de gêmeos um menino e uma menina estão de 29 semanas soque estou com muita dúvida do nome 😢alguém. pode me ajudar por favor
    :-)estou muito feliz com meus bebezinhos lindos e maravilhosos
    leio todas as notícias de desenvolvimento fetal para saber informação que os meus filhos e os filhos (a) de vocês também nasçam com saúde e bem saudáveis bjs Deus abençoe voces

    ResponderExcluir