terça-feira, 15 de maio de 2012

19 Semanas de Gravidez

Cada semana está passando voando...pisco o olho e já completei mais uma semana.
Agora já estou chegando na metade da gravidez, ou seja, não faltam nem 150 dias para o meu baby chegar. Em 5 meses ele já estará aqui, parece mentira!
Daqui a uma semana (dia 22) saberemos, enfim, se será nossa sereia ou nosso peixinho. E também já estaremos nos mudando e podemos arrumar o quartinho do nosso fofo!! Vai ser a parte mais gostosa...rsrs.

Bom, como pode-se notar na figura abaixo, o meu baby parece estar se sentindo já um pouco expremido dentro do meu útero...rsrs... tadinho.
Mas também ele está crescendo violentamente a cada semana, "mas não se preocupe tá meu bebê, pois o útero da mamãe também está crescendo cerca de 1cm toda semana para poder te aconchegar melhor".

Essa semana meu fofo deve estar medindo entre 15 e 18cm, e já pesa mais ou menos 200 gramas.
E, ao contrário do que parece mostrar na figura, as perninhas dele estão totalmente proporcionais ao resto do corpinho.
O sistema digestivo funciona muito bem, tanto que ele anda engolindo líquido amniótico. Tadinho, logo a mamãe vai te dar leitinho bem gostoso e saudável tá.
O cérebro dele essa semana está desenvolvendo as habilidades de olfato, paladar, áudio, visão, reflexo e até mesmo o tato. Que inteligente da mamãe!!!

Olha uma coisa que achei super interessante:
Nessa semana, está sendo produzida em volta do meu bebê, uma substância branca e pegajosa, conhecida como vernix caseoso (um revestimento branco leitoso, parecido com requeijão), ela forma uma cobertura cremosa que proteje a pele do bebê dessa exposição contínua ao líquido amniótico.
Eu achei isso ótimo porque imagina se ficássemos 9 meses inteirinhos dentro d´agua, como ficaria nossa pele? Toda enrrugada né...
E por cima desse vernix, uma camada de pêlo muito suave e fininha (laguno) cobre o corpinho do meu baby, conservando o seu calor.

Também achei interessante e ainda não tinha escutado nada a respeito, é que o bebê começa a ganhar volume de uma "gordura marrom" (tecido adiposo multilocular), o que deixará ele sempre aquecido, principalmente na hora que ele sair da casinha dele aqui dentro (o útero) para viver a vida nesse mundão aqui fora.
Essa gordura marrom tem bastante importância nos primeiros meses de vida pois a sua quantidade é abundante e é responsável pela produção de calor, protegendo o bebê recém-nascido do frio normal aqui de fora.




Um pouco sobre a mamãe do bebê:
Já comentei aqui no blog que o calor chegou com força aqui na europa né, e com ele...adivinhem... minha rinite, claro, voltou com tuuuudo! Voltei a ter noites péssimas de sono, passo o dia inteiro espirrando e com uma caixa de lenços sempre do meu lado, nariz trancado e coceira na garganta. Já não sei o que fazer pois minha própria médica diz que não posso tomar nada. Mas também não me incomodo com isso pois sei que é só mais uma fase, logo meu corpo acostuma de novo pois o calor não vai passar até o final da gravidez, e esse incômodo vai passar. O maior problema é que passo o dia com o corpo muito cansado e por causa do calor fico exausta, já não consigo aguentar tanto tempo de caminhada como fazia antes.

Ontem passei o dia todo muito mal disposta. No domingo a noite tomei o ferro antes de deitar, mas não me dei conta que o ingeri depois de ter tomado um copo de leite com nescau. e o ferro não cai bem se ingerido com leite. Isso fez com que ontem o meu dia fosse do pior...fiquei o dia todo enjoada, consegui tomar uma sopinha no almoço e quando fui tomar o ácido fólico o coitado quase voltou pra fora...o que me deixou ainda pior. Depois só consegui tomar um iogurte por obrigação de ter que comer algo e a noite comi muuuito pouco do yakisoba que o Henrique fez para nós. E nem voltei a tomar o ferro a noite....aff não aguento mais ter que tomar remédio todos os dias...e olha que está só na metade...
Mas hoje ja me acordei muito melhor e tomei um cafézão da manhã com papaya, vitamina de banana, pão de leite com queijo...humm, e vou dar minha caminhada hoje só no final de tarde quando o calor já deu uma amenizada, agora o sol já está bombando....ai jesus o que será de mim com 9 meses...rsrs


Nenhum comentário:

Postar um comentário