quinta-feira, 5 de abril de 2012

Alimentação na Gravidez

Uma alimentação variada e equilibrada é essencial para nós, grávidas! Independente da fase de gestação que estivermos temos o dever de nos alimentarmos bem e de forma adequada.Pois é atravéz da gente que nosso filho irá recebr aquilo de que necessita para crescer e se desenvolver.


Nos 1ºs meses de gravidez, nos preocupamos muito pelo fato de que uma mudança brusca no nosso corpo e mente está acontecendo. O primeiro pensamento é que a partir de agora temos que, desesperadamente, começar a nos alimentar bem! Não é assim? Caaaalmaa...fique tranquila se você até hoje não tinha uma vida lá muito regrada porque a gravidez é um grande incentivo para, a partir de agora, você começar a mudar seus hábitos e levar uma vida mais saudável.

É extremamente importante tentar largar o álcool se você tem o costume de beber umas e outras todos os dias. O cigarro também é completamente prejudicial, não só ao seu bebê,como a você própria, isso não é novidade alguma! Então se você quer mesmo ter uma gravidez saudável, e quer que o seu bebê nasça saudável e forte, essas são as primeiras mudanças e as mais importantes delas!
Se você não consegue largar esses vícios, não tenha vergonha e converse abertamente com o seu médico, peça ajuda! É muito importante!

Uma coisa que aprendi nessa gravidez, foi reeducar a minha alimentação. Hoje em dia como de 3 em 3hs, faço 6 pequenas refeições por dia, ao invés de 3 grandes como eu costumava fazer.

Comece com um bom café da manhã! Coma bastante frutas (pelo menos 3 peças diferentes por dia), iogurte, pão (de preferência o integral), troque o leite normal que você costuma beber por um leite que contém mais Cálcio, que são ideais para as gestantes, o queijo também é uma ótima fonte de cálcio e por ser gostoso é ótimo para beliscar até mesmo no meio da manhã.....só não abuse, claro, dos queijos gordos.
Se você não gosta muito de frutas, ou tem pouco costume de comê-las, faça sucos, batidos, são ótimos aliados e você nem sente que esta comendo a fruta.E abuse também das frutas de que você gosta. Eu, por exemplo, gosto de banana, papaya, maçã e melancia....são praticamente as únicas que como, por isso como muito delas. Então abuse dessas que você gosta, mesmo sendo poucas,assim você irá absorver o máximo das fibras que contém nessas frutas, e ajudará a combater a prisão de ventre, o que é muito comum na gravidez.

Outra coisa que fiz, foi não comprar mais o pão branco, só compro o integral. Assim me obrigo a comer o mais saudável, até o meu marido aderiu a alguns desses hábitos mais saudáveis.

Na hora do almoço, escolha carnes grelhadas, e não fritas. Peixe é rico em ômega3 e proteína e é mega saudável, invente pratos diversificados com ele. A carne vermelha também é bastante indicada na gravidez por ser rica em proteína e os ovos também. Só não pode ser carne mal passada, pois corre o risco de pegar a toxoplasmose, que é uma doença transmitida através de alimentos crus, mal lavados e mal cozidos.
Outra dica importante são os vegetais verde-escuros que contém imenso ferro por isso são muito interessantes de ser consumidos.
No meio da tarde coma uma barrinha de cereais, uma peça de fruta ou um iogurte.
Para o jantar opte por uma refeição mais leve, um sanduíche natural, um batido de frutas, para não dormir com o estômago pesado e sofrer da danada azia.
Antes de deitar faça um pequeno lanche, coma uns biscoitos com um copo de leite, ou suco e evite deitar com o estomago vazio para não correr o risco de levantar no meio da noite com a barriga roncando.....


OÁCIDO FÓLICO é extremamente importante em toda a gravidez!!! Ele tem grande influência na produção do DNA, o que determina a formação do bebê. A carência do mesmo corre imenso risco de má formação tumoral.
Ele é encontrado principalmente no fígado e nos vegetais verde-escuros. Mas os médicos costumam receitar o ácido fólico em comprimidos desde antes até da mulher engravidar, e dá continuidade até o final da gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário