domingo, 29 de abril de 2012

Sonhos na Gravidez


Essa noite sonhei com uma família de ursos caminhando na neve. Eles eram muito fofos, o papai urso carregava um dos filhotes nas costas e a mamãe urso caminhava ao seu lado junto com os outros filhotes.

Resolvi citar esse tema pois quase todos os dias tenho tido sonhos diferentes, e a maioria deles, bem esquisitos. No início da gravidez sonhei que meu bebê era uma menininha e eu carregava ela no bebê conforto, e quando fui atravessar a rua ela escorregou e caiu no meio da rua......imaginem o desespero!

Esse aumento de sonhos, e até pesadelos durante a gravidez é extremamente comum devido as alterações hormonais e emocionais pelas quais estamos passando. É um momento de muitas mudanças na nossa vida e as preocupações aumentaram também significativamente. E o conteúdo dos sonhos refletem, de alguma maneira, nessas preocupações e nos possíveis medos dessa nova etapa que estamos prestes a começar.

Por serem bastante reais e nítidos, alguns desses sonhos podem ter algum significado, dependendo do período da gravidez.  Como o nosso inconsciente fala por símbolos, acaba nos ajudando a perceber medos, dúvidas, ansiedades e desejos através dos sonhos.

De acordo com Hillary Grill, uma das autoras do livro "Dreaming for two" (sonhando por dois), estes são os sonhos mais comuns entre as grávidas:




  • Sonhos sobre animais ou seres estranhos. Para muitas mulheres que estão grávidas pela primeira vez o mais certo é que a maternidade seja o cuidado de uma mascote. Cuidar de um animal de companhia é relativamente simples, sobretudo se o compararmos com o cuidado de um bebê. Desta forma, este sonho pode ser explicado como uma espécie de prática do cuidado de um ser que depende de si, uma forma de enfrentar o medo da nova responsabilidade que supõe o facto de se ter um filho.
  • Sonhos sobre a saúde do bebê. Todas as mães preocupam-se com a saúde dos seus bebês. Este sonho reflete o desejo de que os filhos nasçam saudáveis e que se desenvolvam com normalidade.
  • Sonhos sobre água. Seja um mar, uma piscina ou uma torneira, os sonhos onde aparece água são muito frequentes. Podem ter diferentes significados, como a conexão da mãe com a natureza, o medo de rompoerem as águas, a iminência da chegada do bebê, etc.
  • Sonhos sobre o marido. Sonhar que o marido tem um affair com outra pessoa reflete o facto de a mulher estar vulnerável durante a gravidez e o medo das alterações físicas.
  • Sonhos com antigos namorados. Ter sonhos eróticos com algum ex-namorado não significa que quer que isso aconteça. No entanto, pode reflectir um certo medo perante as novas responsabilidades, o seu novo papel de mãe ou até mesmo da possível perda de intimidade pela chegada do bebê.

Entrevista retirada do site Todo Papás.

Dizem que a cada etapa da gravidez os sonhos trazem um significado diferente de acordo com o que estamos vivendo.

No 1º trimestre toda a relação com a ansiedade com o nascimento, e também as mudanças que o corpo sofre, juntamente com a formação do líquido amniótico, fazem as mamães sonharem muito com água. Pode ser com o mar, uma torneira aberta, um simples banho, mas acaba por ter água no sonho.

Já no 2º trimestre é comum sonhos que revelam insegurança com relação a aparência, a ligação com o bebê e o relacionamento com o pai. Geralmente sonha-se com traição por parte do parceiro, bebê esquecido em algum lugar ou falta de leite para alimentá-lo.

No 3º trimestre os sonhos giram em torno da ansiedade em saber mais sobre como o bebê vai ser, suas feições, o sexo. Geralmente nessa fase os sonhos falam sobre as preferências da mãe nesses assuntos. Como no final da gravidez as mães costumam sentir os tais medos e inseguranças com relação ao parto e toda a ansiedade com a chegada do bebê e a responsabilidade de ser mãe, é comum sonhar com roubos, assaltos e situações incontroláveis.

Os papais também costumam ter sonhos concretos relativos à gravidez da mulher. Os homens também tem esse medo do desconhecido e isso faz com que eles acabam por ter sonhos fortes também. Isso porque muitos tem medo de não conseguir criar os filhos ou até acabam projetando neles próprios a gravidez. É engraçado mas é bem verdade, e o nosso inconsciente reflete todos esses sentimentos nos sonhos. Tanto que os sonhos eróticos acabam por ser muito comum entre alguns homens pelo fato de ocorrer uma diminuição na frequência de relações sexuais durante esse período da gravidez. 


Bom, independente do sonho que tivermos, é muito bom a grávida sonhar bastante até para libertar um pouco esse turbilhão de sentimentos e acaba por nos ajudar a lidar mais facilmente com as crises emocionais super evidentes nessa fase.

BONS SONHOS !!! 



6 comentários:

  1. sabe pri,eu tb tenho tido sonhos mega esquisitos,as vezes tenho ate medo de dormir!kkkkkkkk
    mas infelizmente,esse sono que ja me aompanha nturalmente,durmo ate na condução!rsrrs,neum tem jeito.a gente tem medos,receios,felicidae,tudo ao memso tempo que acaba refletindo qndo dormimos..e exstremamente normal,mas que e ruim qndo temos pesadelos e acordamos apavoradas e!!!bjs e tenha um otimo domingo!

    ResponderExcluir
  2. com certeza Dai, esse turbilhão de sentimentos como costumam falar acabam refletindo no nosso sonho... e nada pior q ter um pesadelo ainda mais nessa fase.... eu graças a Deus ainda tenho só sonhos tranquilos....por enquanto neh....só qd sonhei q derrubei minha menina no chão, aí sim acordei apavorada kkkkkkk... beijao linda

    ResponderExcluir
  3. Awn amei seu blog , vou segui-la . Se quiser visitar o meu :http://maedosaulo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marlla!! Obrigada por ler meu blog!! Com certeza vou acompanhar o seu tb!! Parabéns pelo Saulo!! bjinhos

    ResponderExcluir
  5. oi pri eu tbm desde que descobri q estava gravida venho tendo sonhos horriveis e as vezes são pesadelos tão assustadores q acordo apavorada fico com medo até de ir no banheiro sozinha, mas deve ser coisa da gravidez mesmo e acredito q qdo o bebe nascer isso tudo passará... amei seu blog!!! vou acompanhar vc... bjssss

    ResponderExcluir
  6. Pois é Jerusa, não fique preocupada pq é mesmo coisa de grávida....rsrs
    Eu essa semana ando sonhando com o parto, sonhei q havia ganhado meu bebê na água e foi maravilhoso, não senti nenhuma dor, foi um momento lindíssimo,e meu bebe era bem cabeludinho....rsrs..só pq eu comentei c meu marido q prefiro bebe carequinha...rsrs
    Obgda por acompanhar meu blog!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir