sexta-feira, 6 de abril de 2012

Exercícios Físicos na Gravidez

Hoje já me acordei bem mais disposta!! Já dei minha caminhada matinal, mas não pude ir muito longe pois a chuva está quase chegando..... Fazem dias que não consigo dar minhas caminhadas porque o tempo não está ajudando, fica nublado com o tempo super fechado mas acaba não chovendo..... e como entrou uma frente fria essa semana aqui, eu não quero arriscar de ficar gripada, já que não posso tomar nenhum remédio, só mesmo suco de laranja.
Gosto de acordar com o Henrique e sair junto com ele quando ele sai para trabalhar. Assim vamos juntos caminhando, acompanho ele até lá embaixo, perto do trabalho dele e depois dou toda uma volta para voltar para casa, isso já dá uns 40 minutos de caminhada. Me sinto muito mais disposta quando faço esse exercício, me sinto mais de bem comigo mesma e sinto que meu bebê agradece também.

Os exercícios físicos na gravidez são bastante importante pois fortalecem a mãe e a deixam mais preparada para a hora do parto. Eu pretendo fazer ioga para mamães agora que já completei os 3 meses e os riscos diminuiram. A hidroginástica e a natação também são exercícios muito agradáveis e indicado às mammys. Só temos que ter muito cuidado na hora de escolher o local para a prática, pois temos que ter a certeza de que a piscina seja extremamente limpa para evitar contaminações e não correr o risco de pegar uma infecção urinária.
Os exercícios na gravidez facilitam o trabalho de parto, conservam o corpo da mulher, evitam dores nas costas, culotes, flacidez e melhoram a circulação. Quando a grávida pratica exercícios tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto.
A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas podem ser aliviados pela prática de exercícios. As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombo dorsais.

Um estudo publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez, acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida.



Concluindo, o exercício pré-natal deve ser seguro e divertido. Ele pode beneficiar a sua saúde e boa forma não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na recuperação pós-parto. Exercite-se com o consentimento do seu médico e o acompanhamento de um professor de educação Física, sempre de forma prudente para aproveitar bem os benefícios adquiridos.

Um comentário:

  1. Super interessante...

    Não sabia que gestantes podiam fazer exercícios físicos e o quanto ele pode ajudar para a hora do parto.
    Sem contar que ajuda a voltar a forma física mais rápido...
    Adorei...

    Beijos
    Shai

    ResponderExcluir