segunda-feira, 28 de maio de 2012

Asma na Gravidez

Resolvi falar desse assunto porque eu sou uma pessoa que sofre de asma e ultimamente tenho tido crises feias durante a noite, não deixando com que eu tenha uma boa noite de sono.
A princípio sempre pensei ser alergia provocada pela rinite, já que aqui agora estamos na Primavera. Mas já é a segunda noite que acordo do nada tendo uma crise feia. Essa noite cheguei a ficar assustada achando que pudesse ter que ir ao hospital. Mas depois de usar por algumas vezes seguidas a minha amiga "bombinha" melhorei e consegui dormir.
Só que acordei hoje bastante preocupada que estas crises podem afetar o Kaike.


Pesquisei a respeito e encontrei notícias curiosas até.
Vi que usar a "bombinha" não faz mal ao bebê, contando que esta não seja usada frequentemente. Muito pelo contrário, uma asma mal cuidada durante a gravidez é que pode acabar prejudicando o bebê.

"A asma é a doença crónica mais comum na gravidez, atingindo entre 3,4 a 12% das futuras mães. Estudos demonstram que existe uma grande probabilidade de o estado da doença se alterar com a gravidez.
Cerca de um terço das mulheres piora quando engravida, sobretudo se já possui um quadro de asma moderado a grave; um terço melhora e o restante terço mantém a sua condição estável ao longo de toda a gravidez.
A possível alteração do estado da asma na gravidez deve justificar uma visita da grávida a um especialista em asma, dado que a vigilância médica deve ser mais cuidada."


Uma entrevista com a Dra. Alice Coimbra, retirada do site "Para que não lhe falte o Ar" explica perfeitamente algumas dúvidas que eu tenho a respeito da Asma na Gravidez:

Que cuidados especiais deve ter uma asmática durante a gravidez?  
  • Manter vigilância da gravidez e da asma, uma abordagem multi-disciplinar
  • Manter o tratamento da asma; NÂO parar a medicação regular nem diminuir as doses
  • Prevenir as crises
  • Não fumar
  • Evitar os alergéneos, se for alérgica, poluição e outros irritantes
  • Tratar outras patologias, se as tiver, por exemplo, rinite, sinusite, refluxo gastro-esofágico
  • Manter-se informada


Que riscos existem para o bebê quando a mãe é asmática?
Se a mãe tiver uma asma bem controlada durante a gravidez não aumenta os riscos perinatais, isto é, a asma ligeira/controlada está associada a resultados perinatais excelentes!
A asma mal controlada é que pode levar a sérios riscos quer para a mãe quer para o feto
As complicações fetais possíveis (numa asma mal controlada) são:
  • Mortalidade perinatal
  • Atraso de crescimento intra-uterino
  • Parto pré-termo
  • Recém-nascido de baixo peso
  • Hipóxia neonatal

Os medicamentos prejudicam o bebê? Qual deve ser a abordagem ao nível de medicamentação?

O tratamento da asma numa grávida é uma situação única pois tem que se ter em conta o efeito da doença e do tratamento no feto em desenvolvimento e ao mesmo tempo na doente que está grávida.
O que é que se pode dar com segurança? Tem que se ter sempre presente a relação benefício: risco de qualquer tratamento.
Existem muitos medos: dos efeitos adversos da medicação pois a maioria das drogas atravessam a placenta. O risco de malformações é maior no 1º trimestre.


As recomendações para o tratamento da asma durante a gravidez devem seguir os seguintes princípios gerais:
  • É mais seguro uma grávida asmática ser tratada do que ter sintomas e crises
  • É necessário uma maior vigilância
  • É necessário um ajuste terapêutico, sempre que indicado
  • A asma mal-controlada é mais perigosa para o feto do que a medicação para controlo da asma
  • A asma grave ou mal controlada é que está associada riscos e complicações
  • A abordagem deve ser multidisciplinar – cuidados obstétricos e imunoalergológicos
  • O objectivo do tratamento é evitar episódios de hipóxia materna para manter a oxigenação fetal, ou seja, que a grávida asmática tenha uma gravidez normal sem nenhum risco para feto
  • O tratamento de grávidas é semelhante à de não grávidas
  • Se a asma estiver controlada antes de engravidar, é preferível manter o tratamento
  • O tratamento tem uma abordagem por degraus, semelhante á de não grávidas
  • Os CORTICÓIDES INALADOS (as bombinhas) são o tratamento de eleição para a asma persistente. Parecem ser seguros e parecerem reduzir o risco de crises!
  • As exacerbações estão associados a hipóxia fetal e devem ser tratadas precocemente e agressivamente! Educar as grávidas!


A asma afecta o trabalho de parto?
As agudizações durante o trabalho de parto são raras. A grávida asmática deve manter medicação para controlo da asma.


Para além da normal relação de acompanhamento médico, há necessidade de intensificar esse mesmo acompanhamento durante a gravidez? Se sim, em que moldes e com que abordagem?
Sim. É necessário uma maior monitorização
É necessário um ajuste terapêutico, sempre que indicado. Deve manter-se a menor dose eficaz.
O tratamento tem uma abordagem por degraus, tal e qual como numa não grávida.
Uma grávida que tenha uma asma agravada terá que necessariamente ter uma vigilância mais frequente e um maior ajuste terapêutico. Normalmente as grávidas têm consultas mensais embora a frequência possa ser ajustada conforme a necessidade.
Uma grávida deve ter um acesso privilegiado às consultas.


O que a doente deve fazer no sentido de coordenar o acompanhamento da asma com o seu médico e da gravidez através do obstetra?
Deve manter-se informada. Existem panfletos com conselhos à grávida asmática. A SPAIC e a APA dispõem de manuais educacionais para doentes e existe um manual dedicado ao tema “Asma e gravidez”
Existem folhetos com informação para o médico obstetra
Deve haver diálogo entre o obstetra e o imunalergologista para melhor monitorizar a asma durante a gravidez.

Fonte: Site paraquenaolhefalteoar.com


Sinceramente, fiquei bastante preocupada com tudo isso.
Agora a tarde vou ao Hospital Obstétrico, nas urgências, ver se o médico me ajuda de alguma forma, já que a minha médica acaba sempre por dizer que não há nada que se possa fazer na gravidez.
Não é possível que eu tenha que passar a gravidez inteira tendo crises, com dificuldades respiratórias e ainda dormindo muito mal, sem que nada se possa ser feito. Acredito que exista sim alguma maneira de amenizar esse estado durante a gestação.
Se eu não conseguir uma soluçao no Hospital vou me consultar com um Pneumologista, um especialista nesse caso, mesmo sendo particular.



4 comentários:

  1. Pri passei o final de semana no hospital acredita? senti muita dor de cólica e dor ao urinar, mas de acordo com os exames é meu útero dilatando...descobri tb. que estou de 21 semanas e não 20 como achava, o médico me disse pelo crescimento do bebê, ele me disse que a data limite do nascimento é dia 08 de outubro, mas que pode nascer bem no comecinho de outubro ou finalzinho de setembro...no mais exames okay, tudo certo com o baby e a mãe dele...pude vê-lo duas vezes e ouvir seu coração o final de semana todo...fiquei aliviada...manda um e-mail para mim no cristinaguariba@superig.com.br que te respondo quando vou certinho para Portugal, estou de repouso esta semana, até do ballet vou ter que parar pelo menos esta semana...bom vou aproveitar para resolver as coisas do meu baixinho como quarto e enxoval....eu e Marcello fechamos uma semana em Nova York, Miami e Orlando para fazer o enxovalzinho, vou final de junho, e em seguida Portugal...espero estar zerada até lá...meu médico disse que se eu fizer tudo direitinho vai dar tudo certo, amanhã tenho o morfológico do bebê...depois te conto tudo...tirei o pé do acelerador tb. do trabalho na tv...pelo baby vale tudo! Beijo cheio de carinho a vc e seu menino, meus e do meu baby!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Sério Cris??
    Repousa entao e descansa bastante. Dá um tempo p baby relaxar e ficar mais tranquilo. Eles reclamam qd a gte se esforça demais, vejo pelo meu aki que começou a mexer mais e desde entao nao parou mais, depois que eu me mudei e acabei fazendo mto esforço.
    Vou te mandar sim um email p gte se comunicar melhor.
    Melhoras viu e sossega mulher!!! O baby agradece!!

    Beijão p vcs tb com todo nosso carinho

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri, espero que tenha passado sua crise de asma. E vc também, Cris...desejo que esteja melhor, pq acabei de ler seu comentário logo acima. Pois é, meninas, entrei para o time de vcs, das mães que esperam um menino!!!! Soube hoje e foi felicidade pura. É muito gostoso saber o sexo para fazer planos mais concretos, não é? Fiquei radiante com a noticia e fiquei imaginando como será o meu filho. Muita saûde para vcs e os homens das suas vidas :-) beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!! Então já estou muuuuuito melhor graças a Deus, fiz inalação no hospital e desde então ando dormindo como um anjo a noite...parece milagre rsrs.

    Entao menina, fiquei sabendo que o seu baby é um meninão tb como os nossos!!!!
    Fiquei muuuuito feliz com essa notícia!! Pois como a Cris falou filho homem é protetor da mãe, um amigo que defende com todas as suas forças! Amo isso!!!

    Eu estou extremamante feliz e com certeza depois q descobrir q é um menino parece que engravidei de novo e as coisas ficaram mais concretas. Agora converso mto mais com ele, posso me referir a ele pelo nome, é mto bom!!!

    Parabéns para nós mamães de nossos super-homens!!!
    Beijão enorme p vc Aninha e fiquem c Deus, vc e sua familia

    ResponderExcluir