sexta-feira, 13 de abril de 2012

Coceira na Gravidez, será que é Estria?

Resolvi criar esse post a pedidos e também por ser um assunto bastante citado em fóruns e sites de gravidez. Com certeza todas as futuras mamães vivem com essa grande dúvida da "coceira na barriga, se é mesmo sinal de Estria".
Eu, nas primeiras semanas sentia bastante coceira nos seios, pois foram os primeiros a crescerem bruscamente. Hoje em dia sinto uma coceirinha na barriga de vez em quando, mas passo óleo de manteiga de cacau e um hidratante específico para Gestantes e tento não coçar. Depois do banho tomo praticamente outro banho de óleo de amêndoas, com a pele ainda úmida e depois de me secar com a toalha passo esse hidratante anti-estrias para gestantes.

Pesquisei em revistas e sites e montei algumas perguntas e respostas para tirar algumas dúvidas:

Por que a barriga de grávida coça? Normalmente a coceira aparece quando a pele está seca. Algumas grávidas desenvolvem um prurido (nome técnico para essa sensação de coceira) decorrente da própria gestação, causado por motivos homornais. São pequenas bolinhas que aparecem no corpo e coçam bastante.

Coceira na barriga é sinal de estria? Não.

Coçar a barriga vai fazer aparecer estria? Não. E acaba por acontecer totalmente o contrário, é a estria que provoca a coceira antes mesmo de aparecer. E acabamos por pensar que ela apareceu pelo fato de termos coçado o local.
Como diminuir a coceira? Deixar a pelse SEMPRE hidratada ajuda bastante. Não passe nenhum remédio sem consultar o médico e avisar que está grávida.

Como prevenir o aparecimento de estria? Hidrate bastante e adequadamente, mas, acima de tudo, tente não ganhar mais peso do que o indicado. Por mais hidratada que a pele esteja, o tecido não resiste ao excesso de peso e não consegue esticar tanto sem “se partir”.

O que é melhor para hidratar? Óleo é a melhor opção? O óleo evita a perda da água, ou seja, a desidratação. Mas ele não hidrata, e a pele seca vai continuar seca. O ideal é usar um creme ou loção hidratante,  além do óleo.
A Estria pode ser um problema Hereditário? Sim. Na maioria das mulheres que acabam por ter estrias na gravidez é devido à alguma tendência genética.
É verdade que sentir muita coceira pelo corpo nesse período, pode ser sinal de um problema mais sério? Sim. Quando o corpo coça demais pode ser sinal de colestase obstétrica,  uma "doença" que afeta o fígado, órgão bastante sensível aos hormônios da gravidez para algumas mulheres.
O principal sintoma é a coceira na pele, que começa pelas palmas das mãos e nas solas dos pé e depois se espalha, e costuma se agravar à noite, causando cansaço e insônia.
Mas não se preocupe pq essa coceira intensa desaparece semanas depois após o parto.
Como aliviar tanta coceira?
• Usar loções com calamina
• Usar cremes à base de camomila ou calêndula
• Usar roupas leves e de algodão
• Evitar lugares quentes e úmidos
Segundo especialistas, as fibras elásticas da pele ficam distendidas durante a gravidez, e quando essas fibras se rompem é que surgem as estrias.
E pode acontecer que uma grávida tenha estrias mesmo sem se coçar, pois as fibras se rompem apenas com o "esticamento" da pele.
Portanto, o ideal é deixar a nossa pele sempre muito bem hidratada, de preferência com um creme hidratante combinado com óleo de amêndoas. Ou apenas um dos dois, ou os dois usados separadamente.

16 comentários:

  1. Eu estou me hidratando bastante, mas se rolarem as estrias, tá valendo!!! A vida é um milagre e nada se compara ao prazer de gerar!!!!!
    Estou com 13 semanas!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Shirley! O importante é nossos babys virem completos de saúde e harmonia!!
    Paz nas nossas vidas!
    E continue hidratando pq é esse o caminho contra elas....bjs

    ResponderExcluir
  3. ola ainda nao sei se consegui engravidar este mes, sera o meu segundo filho. Na primeira gravidez nao tive qualquer sintoma mas estes ultimos dias tenho sentido muita coceira nos peitos podera ser um sintoma o que acham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não quer dizer que a coceira seja sinal de gravidez, mas se os seus seios estão aumentando bastante, e juntando com alguns outros sintomas, pode ser que seja. OS meus primeiros sintomas foram os seios q ficaram enooooormes e eu sentia mta coceira devido a isso.
      É bom vc já ir hidratando bastante eles por precaução e, na dúvida fazer um teste de gravidez.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá,estou com 20 semanas e essas coceiras estão me deixando louca,mesmo hidratando continuam a coçar e já tenho estrias em outra parte do corpo será que também terei nos seios?

    ResponderExcluir
  5. ola estou de 23 semanas e sinto mta cosera nos seios, durante o dia uso mto idratante e a noite uso olinho mas nada resolve. agurdo respostas.. bjkssss

    ResponderExcluir
  6. Meninas a partir de quantas semanas essa coceira aparece?

    ResponderExcluir
  7. Ola estou de quaze nove meses e to tendo muita coçeira na barriga, mais estou hidratando minha pele direto com creme, oleo, pomada e mesmo apareçeu algumas estrias pequenas mais brancas, oq eu faço pra para com isso? Existe alguma pomada alguma coisa a saia?

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas!Estou grávida do meu segundo filho. Na primeira gestação não tive estrias engordei 13kg e usei cremes caros. Agora estou usando bio-oil tem preço acessível e estou adorando.Mas o que acho q está fazendo a diferença é usar colágeno horrorizado, minha medica liberou após 12 semanas, não sinto coceira nenhuma ja estou de 25 semanas.

    Fica a dica. Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas!Estou grávida do meu segundo filho. Na primeira gestação não tive estrias engordei 13kg e usei cremes caros. Agora estou usando bio-oil tem preço acessível e estou adorando.Mas o que acho q está fazendo a diferença é usar colágeno horrorizado, minha medica liberou após 12 semanas, não sinto coceira nenhuma ja estou de 25 semanas.

    Fica a dica. Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá, na minha primeira gestação apareceu estrias e minha barriga ficou flácida. Estou querendo engravidar de novo, será que a tendência é aumentar as estrias e a flacidez ou tem alguma coisa pra eu evitar isso...

    ResponderExcluir
  11. Olá, na minha primeira gestação apareceu estrias e minha barriga ficou flácida. Estou querendo engravidar de novo, será que a tendência é aumentar as estrias e a flacidez ou tem alguma coisa pra eu evitar isso...

    ResponderExcluir
  12. estou nos primeiro meses minha barriga coça dms eu pisso usar que tipo de idratante ?

    ResponderExcluir
  13. Estou com 34 semanas e muita estria na barriga e estão coçando muito. Começou a duas semanas se até amanhã não melhorar vou procurar o médico pois tenho medo de dar alguma coisa no meu bebê.

    ResponderExcluir