segunda-feira, 9 de abril de 2012

Congestão Nasal na Gravidez

Hoje acordei péssima!
Tive uma noite muito ruim porque o sol voltou a reinar na cidade e com ele as flores da primavera, que antes eu achava lindas, e hoje já não gosto nada, porque o pólen delas ataca de jeito a minha rinite. Acordei muitas vezes durante a noite para espirrar e com o nariz super trancado. Noites assim fazem com que o meu dia não seja nada produtivo. Estou cheia de dores, sentindo o meu rosto inchado e não páro de espirrar. Não vejo a hora que caia uma chuvinha....rsrs

Bom, claro que fui pesquisar e li que a congestão nasal durante a gravidez é mega comum, e acaba se agravando em pessoas alérgicas, como eu, e na troca das estações.
O que li, é que o problema é causado pelo aumento do volume sanguíneo do organismo da mulher nesse período que, associado às transformações hormonais, levam ao acúmulo de líquidos nas mucosas nasais. E é justamente a formação desses edemas que é responsável por manter o nariz da futura mamãe escorrendo e entupido, especialmente no 3º trimestre.....no meu caso no 2º.

Os descongestionantes nasais não são indicados, só com o auxílio do médico. Eles causam alteração no batimento cardíaco, prejudicando o fluxo sanguíneo da placenta.
Eu sofro muito com isso porque sempre fui viciada nos "amigos" do sorine. Eu estou usando soro fisiológico, o que não está me ajudando em nada, e também comprei água do mar em spray, que é natural e sem contra-indicações. Mas nenhum dos dois está me ajudando muito, pois tanto um, como o outro, servem para limpar o nariz, aos poucos, e não desentopem de imediato.

Existem medidas caseiras que podemos fazer para ir enganando a congestão e, pelo menos, podermos dormir um pouco melhor.
Uma delas é umedecer uma toalha e estendê-la antes de deitar em uma cadeira perto da cama.
Também dormir deitada do lado esquerdo e usar dois travesseiros para manter a cabeça levemente levantada ameniza um pouco o problema. (Eu durmo com três travesseiros e ajuda um pouco sim)
Fazer nebulização com água quente e um pouco de sal, bicarbonato, ou até com chá de camomila também alivia. Eu já fiz mas acho que o meu caso é um pouco mais grave e não me adiantou muito, mas é super natural e bastante indicado.

O que os especialistas dizem é que depois que o bebê nasce tudo isso acaba! O nariz volta ao normal 3 ou 4 dias depois do nascimento. Mas a congestão nasal só é totalmente eliminada depois do 14º dia após o parto, quando todo o edema corporal é eliminado. Ainda tenho 6 bons meses de nariz trancado pela frente......

5 comentários:

  1. Pri, vc pode usar SORINE sim...eu fiquei super gripada com 2 meses e meio e usei SORINE E RINOSSORO, usei tb. SORO FISIOLÓGICO e fiz bastante inalação, foi necessário comprar o inalador que eu não tinha...o que um filho não faz né? rsrs....esses remédios acima não aumentam o batimento cardíaco em nada, e até crianças podem usar, mas consulte seu obstetra, não custa. E estas noites tenho dormido com RESPIRE MELHOR (aqueles adesivos que vc cola no nariz) e ajudam vc respirar a noite...é que o tem me salvado e hoje uso quase todas as noites...é natural e ajuda mesmo! Outra dica, tomei por 2 semanas vitamina C e mel com limão (ajuda na gripe, caso vc e outras mamães estejam espirrando), e se houver febre e dores no corpo pode recorrer ao TILENOL que tb. não faz mal algum!

    Espero ter ajudado....escreva um post sobre COCEIRA NA BARRIGA! Tenho sentido muito....beijocas
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Ai Cris tomara que eu possa usar sorine sim, agora que ja completei os 3 meses, pq na minha última consulta minha médica me vetou e aconselhou só soro mesmo. E quanto a esses adesivos vou me informar para ver se tem aqui também, seria ótimo ter uma noite inteira de sono.....rsrs. Quanto a vitamina C o que faço é tomar suco de laranja natural pois não estou gripada, é rinite alérgica mesmo......mas se ficar gripada vou aderir ao mel e limão sim.
    Mega obrigada Cris pelas dicas, é sempre bom trocar experiências, já que todas somos mamães de 1ª viagem e não sabemos ao certo tudo o que podemos fazer!!! Vou escrever sim sobre as coceiras, pode deixar....rsrs
    beijinhos para vc e seu meninão!!

    ResponderExcluir
  3. Noossa!! Cheguei agora, mas me consolou muito devido aos entupimentos!! Obrigada meninas, respiro bem melhor depois de uma gripe adquirida!! São tantos medos que sentimos nesse novo universo que descobrimos dia após dia, no caso, estou descobrindo!! :) Bjkass

    ResponderExcluir
  4. olá,sou marinheira de 2 viagem...o que os médicos dizem é muito importante, mas eu sempre considerei os antigos, pois bem, minha família é grande, já tivemos e temos gravidas demais obstruídas, então essa é a grande dica da nossa geração: inalação de folhas de limão com folhas de eucalipto e cravo. Preparo: poe uma panela sem agua nem nada só no calor e com 4 dentes de cravo no fogo deixa aquecer os cravos por 1 minuto (sacode a panela) depois desse minuto de aquecimento, acrescente agua cuidadosamente, quando essa agua com cravos ferver coloque as folhas de limão e eucalipto (inale e inale várias vezes) é muito bom

    ResponderExcluir
  5. Meninas eu sou viciada em Sorinan Adulto pois tenho rinite e sinusite alérgica :( Tenho crises de falta de ar, coisa que antes não tinha estou já no último trimestre e só agora tive q recorrer ao Sorinan pois não aguente mais sem respirar. Um médico obstetra me falou q pode usar mas meus outros dois médicos do Pré Natal são contra. Não sei o q fazer :(

    ResponderExcluir