sábado, 14 de abril de 2012

A Magia dos Partos na Água

É uma magia mesmo um parto feito na água. E a cada dia mais e mais mamães são despertadas pela curiosidade desse tipo de parto. Eu sou uma delas. Desde que descobri estar grávida venho lendo muito e pesquisando sobre o assunto. A própria Gisele Bundchen ganhou o seu filhinho Benjamin na banheira de sua casa.

O parto na água é um procedimento seguro e especialmente gratificante tanto para a mãe como para o bebê. Eu diria que é uma junção entre dois elementos que mexem muito com a natureza humana: a água e o nascimento.
A água é usada como elemento de relaxamento para a mãe durante o trabalho de parto. Mesmo que a mãe não escolha ganhar o seu bebê dentro da água, ela pode aliviar as contrações em momentos de relaxamento dentro da mesma.
Uma mamãe de 1ª viagem não deve entrar na água antes de atingir 7cm de dilatação, pois a água tende a diminuir a progressão da dilatação. As demais mamães só precisam esperar que atinja os 6cm.

É extremamente importante que a água da piscina, ou banheira, esteja aquecida em uma temperatura de mais ou menos 37ºC. Isto provoca um aumento da irrigação sanguínea da mãe, diminuição da tensão arterial, alem de relaxamento muscular, o que faz com que a mãe tenha um alívio da sensação dolorosa.
A mãe fica mais leve dentro da água, pode movimentar-se melhor e procurar posições que se sinta mais relaxada, e o bebê dentro dela também fica mais leve....

Quais são as Vantagens do Parto na Água?
Permite um nascimento mais natural para o bebê, que acaba por sentir praticamente as mesmas sensações que já sentia dentro do útero da mãe, pois ele continua envolto em água e em uma temperatura muito próxima também. E fique tranquila! Não há riscos de afogamento para o bebê. Logo quando nasce, a criança ainda respira pelo cordão umbilical por pelo menos 20 segundos, durante os quais expande os pulmões lentamente.
E as vantagens para a mãe é que a temperatura da água alivia as dores das contrações deixando-a mais relaxada, menos tensa e stressada. Com a musculatura relaxada facilita muito a saída do bebê.

E existem Desvantagens?
Sim. O Parto na água não é recomendado se a mãe e o bebê precisarem de monitoração constante, porque dentro da água ela não pode ser feita. Também não é indicado se a mulher não se sente bem em ambientes quentes ou se o bebê for grande demais.
Para gestação de gêmeos e bebês prematuros também não é aconselhado.


Aqui em Portugal ainda existe um certo preconceito em relação aos partos na água, pelo fato de muitos profissionais não terem experiência e não serem especializados no assunto.
Vários estudos revelam que a utilização da água no nascimento permite reduzir o número de cesarianas, induções de parto, pedidos de epidural e o uso de fórceps ou ventosas.
Mais da metade das maternidades públicas britânicas têm piscinas de parto. Em países como Inglaterra, Holanda e Irlanda, esse método é bastante comum, onde nas próprias consultas de pré-natal o médico pergunta para a mãe se prefere usar a piscina ou não.
A meu ponto de vista todos os hospitais e clínicas de parto deveriam ter em suas instalações banheiras ou piscinas de parto, para que as futuras mamães pudessem dispor deste recurso se optarem por um parto mais humanizado.
Eu ainda quero visitar algumas clínicas e hospitais aqui em Lisboa, que eu sei que trabalham com esse recurso, para me familiarizar com o conceito e ver se se enquadra com as minhas expectativas.



Acho esse vídeo simplesmente incrível!!! Choro toda vez que o vejo, me emociono demais.
Mostra a força, garra, coragem da MULHER MÃE! Que todas nós com certeza temos dentro de nós mesmas.
O parto, em si, acaba não ocorrendo por total na água, no caso da Sabrina ela usa a água para o relaxamento e diminuição da dor. Muitas mães acabam por não conseguir fazer a força na água e optam por ganhar mesmo ao natural.
A participação do pai do bebê é divina!! Lindo demais! A cumplicidade da mãe com o pai e principalmente da mãe com o seu bebê prova o instinto mágico da mulher que cria força e vira uma Leoa cheia de garra para trazer seu filho, fruto do seu ser, ao mundo.
Parabéns à Sabrina!!

8 comentários:

  1. Choreiiii assistindo esse video Pri!! Meu Deus é coisa DIVINA msm! Que sansação maravilhosa né?! E essa cumplicidade dos pais?! Deus abencoe nossas gestações, nosso amor, nossa familia tbm!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa pri..muito emocionate!estou aqui em lagrimas..apesar de ter tido 4 pn,meu maior sonho era de poder ter tido umparto humanizado,sem intervenções,de preferencia domiciliar..porem aqui em rio das ostras os profissionais não são capacitados,na verdade a maioria nem pra trabalhar com gente!rsrsr,infelizmente...muito lindo

    ResponderExcluir
  3. Sim Daianita, mas aqui também a maioria deles não está preparado para esse contato tão próximo da mãe com o filho, por isso para termos esse momento temos que pagar caro para uma clínica privada ou se escolhermos por uma parteira (o que eu acho até mais aconselhável) pagamos um precinho alto também mesmo sendo esse serviço em casa. E outra né,a mãe tem que ter uma preparação forte, tanto física como psicológica, e acabamos não encontrando fácil nem profissionais para esse tipo de preparo.....é complicado..... mas não custa sonhar e se informar né.... bjinhos na família

    ResponderExcluir
  4. pois e pri,aqui nem pagando!!!!!!!!!!!ja procurei me informar,na região som tem um doula,que pode naum estar disponivel na hora h,nenhuma parteira taopouco casa de parto..se eu quiser ter meu filho(a)com tratamento humanizado terei que ir pra outra cidade,pagar MUITOOOO alem do viavel...entaum tenho que ficar na minha unica opção:ou faço meu parto pelo plano,que ja me falaram que sera uma cesaria,apesar de ter tido 4pn(vc sabe como medicos de plano saum ne?)ou parto pro sus e tento a sorte de pegar um plantonista atencioso,que me de suporte psicologico..a fato e que tem de entregar nas maos de deus!bjinhos pra vcs tb flor,tenha um exelente domigo!!!aqui amanha e feriado!uhuhuhuhu

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Dai, seja como for, normal, cesaria, humanizado, Deus é quem sabe o que é melhor pra nós e pra eles neh, o que importa é eles virem cheios de saúde e perfeitinhos!! ai que fofos.....
    ooooow saudades do meu Brasil recheado de feriados...rsrs.... beijão

    ResponderExcluir
  6. Chorei horroresssss aki...hoje não fui trabalhar só para cuidar de mim e do meu baby....folga para a mamãe.....e para vc tb. né filho....seja qual for o parto escolhido...a emoção deve ser a mesma na hora do nascimento né não Pri? aff deixa eu me recompor pois estou em lágrimas.....rsrsr beijão

    ResponderExcluir
  7. Ahh Cris eu amoo esse vídeo, sempre choro tb....mto bem editado, música perfeita, pais perfeitos, familia perfeita, adoroo!!!
    Já fui atraz aqui de parteiras mas tem que desembolsar uma grana q não sei se vamos ter na altura....e o Hospital público aqui de Cascais é ótimo!!! Parece clínica particular, fica no máximo mais uma mãe no quarto, tenho uma conhecida q ficou sozinha no quarto, e nos corredores tem até musica ambiente...rsrs, bem bom...
    mas com certeza seja como for o parto vai ser único e mágico e a emoção qd vermos o rostinho do nosso filhote deve ser momento divino mesmo!!!
    bjs lindona!!

    ResponderExcluir